Relatório anual 2022

Relatório anual da Fundação NTFP

Agora que o ano está chegando ao fim, gostaríamos de fazer uma retrospectiva do ano e arriscar uma perspectiva para 2023.

A Fundação NTFP (Non-Timber-Forest-Products), fundada na Suíça, vem trabalhando há mais de 12 anos na região amazônica para proporcionar uma oportunidade de renda sustentável para a população local. Isto lhes proporcionará um sustento sustentável localmente, o que os impedirá de se mudarem para as favelas urbanas. Seus esforços estão concentrados na produção de mel das abelhas nativas sem ferrão (abelhas Melipona).

Este mel é utilizado no Brasil principalmente como remédio e pudemos provar pelo renomado Instituto Suíço de Nutrição, em colaboração com o Laboratório Fera da Inglaterra, um bom efeito antibacteriano, que é igual ao mel de Manuka (mel mais caro com néctar de árvore de chá da Nova Zelândia).

As regiões ativas da Fundação NTFP

Nossas regiões: Manacapuru, Urucara, Mauès e Boa Vista dos Ramos.

Na vasta bacia amazônica, a apicultura já foi introduzida com sucesso em quatro regiões, e assim cobrimos mais de mil famílias e cerca de 50.000 colônias de abelhas.

Também já estabelecemos contatos em novas áreas, que continuaremos a cultivar. Entre elas estão Barreirinha e Parintins. Em Parintins fizemos parceria com a tribo indígena Saterre Mawe. Há 15 anos, nosso líder de projeto estabeleceu uma apicultura (Meliponario), mas naquela época ela não estava mais em operação. Durante um reconhecimento no início do ano, no entanto, descobrimos que ainda existem algumas colônias de abelhas no local, com as quais os povos indígenas construirão agora um novo Meliponário.

O Congresso da Meliponicultura

Os participantes do Congresso da Meliponicultura visitam a Amazomel

Há dez anos, a Fundação NTFP começou a se envolver com a apicultura sem ferrão. Estas abelhas nativas do gênero Melipona são responsáveis por mais de 90% da polinização na Amazônia e, portanto, desempenham um papel central na preservação da floresta tropical. A apicultura começou na remota aldeia amazônica de Caicubi, onde pesquisamos métodos com a população local para torná-la o mais eficiente possível. Fomos também apoiados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Levamos cerca de três anos para estender nosso projeto piloto a outras regiões. Desde então, a Meliponicultura tem se tornado cada vez mais popular. Durante a pandemia de Corona, a Meliponicultura ganhou ainda mais importância, já que os brasileiros usam principalmente o mel como remédio contra a gripe. Isto até fez com que o preço de compra dobrasse.

Um destaque deste movimento da Meliponicultura ocorreu no final de setembro na Universidade do Amazonas em X, onde mais de mil visitantes de todo o Brasil participaram de uma conferência de três dias. Tivemos a oportunidade de apresentar a Fundação NTFP, bem como a empresa Amazomel e proferimos palestras sobre diversos temas. Em seguida, recebemos inúmeras pessoas interessadas em nossas instalações da Amazomel.

Além do crescente interesse da população local e de várias instituições, podemos também registrar um maior comprometimento das comunidades.

Antes de tudo é o município de Boa Vista dos Ramos, que literalmente assumiu a causa das abelhas e contratou uma equipe de especialistas da Meliponicultura. Eles são responsáveis pelo treinamento e coordenação dos apicultores locais. Também em Urucara, o município contratou nosso responsável local. Desta forma, podemos operar com muita eficiência no terreno e contar com o apoio logístico das comunidades.

Além disso, em Urucara, vários criadores de gado tomaram conhecimento das abelhas. Eles agora contratam nosso homem no solo e investem grandes quantidades na apicultura. Uma das Fazenderos já adquiriu 200 colônias de abelhas (uma colônia custa cerca de 70 CHF).

Filme documentário

Em nome da Deutsche Welle, assim como da 3sat Ruedi Leuthold e Beat Bieri, assim como da Selim nos acompanharam no congresso, assim como em nossa viagem de trabalho. Eles apresentarão aos telespectadores nosso projeto das abelhas e sua influência na vida da população amazônica. Entre outras coisas, eles passaram alguns dias com os indígenas da tribo Saterre e estiveram no local durante as eleições presidenciais que derrubaram Jair Bolsonaro. Espera-se que o filme seja exibido na primavera de 2023.

Fazenda Esperanca

Nosso instrutor Jonilson está explicando a colméia Melipona na Fazenda Esperanca

A Fazenda Esperanca portalfazenda é uma instalação de reabilitação global.Na travessia para Mauès, conhecemos o Padre Mario. Espontaneamente, decidimos trabalhar juntos. Assim, organizamos dez colônias de abelhas e algumas caixas de apiário, onde Jonilson, nosso instrutor, realizou um curso de três dias. Ambos os lados estão entusiasmados com a colaboração e fomos convidados a apresentar a Meliponicultura também em outras instituições.

Perspectivas 2023

2023 será o nosso primeiro ano de funcionamento da Casa do Mel e o estabelecimento do comércio do mel. Isto certamente não será fácil, mas estamos fazendo tudo o que podemos para vender a primeira tonelada de mel já em janeiro. Para este fim, construiremos um sistema logístico, que consiste em vários postos de comércio. Além disso, vamos treinar equipes que possam lidar com a colheita do mel de meliponaria maior, e vamos desenvolver um software de logística com leitores de código de barras para inventário.

Além disso, uma fundação será estabelecida em Manaus em janeiro, que funcionará como uma contraparte da fundação NTFP como uma instituição puramente brasileira. Isto permitirá uma integração mais ampla e a incorporação em projetos de sustentabilidade apoiados pelo governo. Em janeiro, representantes da Amazomel e da Precious Woods Foundation se reunirão em Itacoatiara para estabelecer em conjunto um meliponário em sua extensa propriedade. preciouswoods.com

Também conseguimos uma parceria com a Salty and Free, uma joalheria que projetou uma coleção especial de jóias de abelhas e compartilhará os lucros conosco. saltynfree.com

A Fundação NTFP agradece sinceramente a todos os patrocinadores e espera que você continue a apoiar o projeto.

Membros da Fundação NTFP visitando uma apicultora juntamente com a equipe da Boa Vista