Áreas de Apicultura da Amazônia

Um credo da nossa Fundação NTFP a respeito da preservação da floresta tropical é «Use-a ou perca-a»

Os assentados rurais e as comunidades indígenas da Amazônia estão cada vez mais carentes de uma alternativa: abandonar a floresta para viver em uma favela ou para esgotar os recursos da floresta tropical.

Isto leva à situação, que ninguém é capaz – para não dizer motivado – de preservar a floresta tropical. Para lutar contra esta tendência, é crucial explorar novas maneiras de estes colonos obterem sua renda da floresta tropical de forma sustentável. Se eles conseguirem fazer isso, eles estão motivados a cuidar também desta biosfera mais sensível e única.

É aí que a Fundação NTFP intervém e lhes oferece um treinamento de capacitação para a apicultura. Estas Abelhas, chamadas Meliponas, são nativas da floresta amazônica e responsáveis pela maior parte da polinização de suas árvores.

Para mencionar alguns dos excelentes critérios da produção de mel:

  • A produção não só preserva a floresta como aumenta o seu crescimento devido a um aumento da polinização, pois mais de 90% das plantas dependem de abelhas!
  • O mel é um produto muito tradicional que foi colhido desde então dos índios amazônicos e até mesmo adorou-o como produto para Deuses e o utilizou na medicina.
  • As abelhas amazonas nativas (Melipona, Trigona,…) devem ser protegidas da sua extinção devido às espécies Apis importadas, como as abelhas assassinas africanas e as europeias.
  • A apicultura sem ferrão não requer materiais caros e é um trabalho simples.
  • Trabalhar com as abelhas sem ferrão é seguro e, portanto, adequado para a mulher e para a empresa familiar, de modo que os ganhos são gerados onde são mais necessários.
  • Boa relação rendimento / esforço
  • Quem vive da produção de mel está interessado em manter a floresta tropical como seu recurso intacto, enquanto a pecuária é devastadora e muito cara.
  • A apicultura aumenta o rendimento de uma fruticultura próxima até 30%.
  • Junto ao Mel existem outros bens valiosos como o Pólen e a Própolis que aumentam a fonte de rendimento do Apicultor.

A nossa fundação implementa e apoia a Capacitação Beekeping já em duas áreas, Urucara e Maués envolvendo mais de 12 comunidades e mais de 6000 Colméias. Também apoiamos a construção de uma fábrica de processamento de mel para levar o mel no mercado a condições de comércio justo. Já recebemos pedidos de outras comunidades e até mesmo de tribos indígenas que querem aderir a esta iniciativa.